segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Café e Cia.

__________________________________________________________________


Ainda hoje, quando se chega na casa de um caboclo, a primeira coisa depois dos cumprimentos normais é o oferecimento de um cafezinho. E um café roceiro mesmo, daqueles bem fraco. O homem do campo não vive sem café, tornando-se sua principal bebida, com muitos apreciando-o até mesmo frio. Juntando o café e a facilidade de produtos como o fubá, a farinha e os polvilhos, as donas de casa acabaram criando uma infinidade de acompanhamentos. São bolos, bolinhos, broas, polentas e pães dos mais diversos. Detalhes a lembrar: as receitas usavam sempre a banha de porco, pois proporcionava mais firmeza na massa, e bicarbonato para crescer as massas, pois não havia ainda o fermento (que é feito do bicarbonato). Muitas dessas cozinheiras criaram pratos diferentes, usando produtos que estavam à sua volta, para facilitar o trabalho e também para enriquecer a alimentação da família.



Bolinho de Chuva
Ingredientes - 3 copos de fubá, 1/2 copo de trigo, 1/2 copo de polvilho azedo, 1 pitada de sal, 3/4 copo de açúcar, 1 colher (chá) bicarbonato, 2 ovos, 1 copo de leite,
Como fazer - Misture os ovos, o sal, o açúcar e o bicarbonato, batendo bem. Coloque então o fubá, o trigo e o polvilho misturando tudo. Com o leite, vá temperando a massa até dar ponto de fazer bolinhos com a colher. Frite em óleo quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário