segunda-feira, 5 de março de 2012

Bolinho de peixe está esquecido




O tradicional bolinho de peixe, feito por muita gente da roça, durante a quaresma e semana santa anda meio esquecido.

Por isso nossa reportagem foi até o bairro do Itapeva, buscar essa tradição. Lá com o pescador Zé Eugênio, D. Luiza Moura, D. Nica, com Seu Altino, seu filho e netos, fizemos uma verdadeira festa do bolinho.

A primeira etapa foi mariscar pelos ribeirões, buscamos os pequenos guarus, lambaris e pitus. Esse tipo de pesca também anda meio esquecido, mas é uma tradição antiga dos tempos de quaresma. Depois da pesca, todo o peixe foi limpo e a festa continou na cozinha da D. Nica, onde um vistoso fogão à lenha foi cenário para esta delícia.

D. Nica usou para a receita, ½ kg de farinha de milho e 100g de polvilho doce e uma pitada de sal. Misturou tudo, com as mãos, esfarelando bem a farinha. Com água quente, preparou a massa em ponto firme. Depois foi só fazer um bolinho com as mãos e grudar um peixinho por fora. Os peixinhos devem ser limpos e temperados com sal e alho. Depois de frito em gordura bem quente, foi só saborear. O propósito de se colocar o peixinho por fora era para que as pessoas que iam comer tivessem certeza de que o bolinho não continha carne por dentro.

Zé Eugênio lembrou muito bem, que o costume é para que não se comesse carne neste tempo. Lembra que sua avó considerava um sacrilégio comer carne nessa época. Então as famílias faziam a criançada entrar nos ribeirões e mariscar bastante peixes miúdos para o bolinho.

Um detalhe interessante deste bolinho, é que daí originou –se o famoso bolinho caipira. Com a necessidade de se colocar a carne ele acabou tomando forma arredondada e recheio por dentro.

Faziam ainda a farofa dos pituzinhos e guaruzinhos e também a moqueca. Para a farofa é só fritar os peixinhos e pitus, com sal com alho e colocar farinha de mandioca. Para a moqueca, faz uma massa com água fria, de farinha de milho, com um pouco de polvilho doce, mistura-se um pouco de peixinhos e coloca-se numa folha de caeté, amarrando, como se fosse uma pamonha. Depois assava, colocando no meio da brasa do fogão.

Bolinho de Lambari

Ingredientes – 1 Kg de farinha de milho, 2 xícaras (chá) de polvilho doce, 2 copos de água, 1 Kg de lambari pequeno, 1 colher (sopa) de sal.

Como fazer – Limpar os lambaris, cortar ao meio e colocar ao sol para secar. Na hora de fazer o bolinho, dilua o sal na água fria. Misture a farinha de milho e o polvilho e depois colocar na água salgada. Mexer bem e fazer a massa colocando mais água se necessário. Deixe em ponto firme. Pegue uma colherada de massa e grude um pedaço de lambari por fora. Frite em gordura média, para não ficar cru por dentro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário