segunda-feira, 12 de março de 2012

Hoje tem Goiabada


_____________________________________________________________________


Falar em goiabada cascão em Paraibuna, todos lembram de varias doceiras. Mas uma, em particular é sempre a mais lembrada. É a D. Dita Turíbio, hoje com 87 anos. Ela chegou em Paraibuna ainda novinha, com a família de Seu Alberto Carvalhal, e foi morar no rio claro, onde esta até hoje.

Com a plantação de goiabas no quintal, começou a se especializar ma goiabada. Ela afirma também que o doce “ é fácil de ser feito, não tendo nenhum segredo”. Durante muitos anos ela comandou os tachos, mais sempre ajudada pela família, que na época de goiabas, faziam um verdadeiro mutirão na casa do seu Alberto. Ali o trabalho começava a ser feito as 3da madrugada e ia o dia todo.

D. Dita afirma que houve época de boas colheitas de goiaba, chegando a preparar até 3 mil quilos de doce. A qualidade era tanta que virou tradição na estrada, com clientes certos. Alguns comparecem todos os anos, para comprar as caixetas que chegam a passar mais de 10 kg.

Atualmente ela está passando o trabalho mais forte para a sua filha Cida Turíbio, que vai continuar com a tradição pois as netas já estão no trabalho do preparo. D. Dita nos deu a sua receita de goiabada.

Ingredientes- 30kg de massa de goiaba, 13kg de açúcar cristal.

Como fazer- Descascar as goiabas, limpando as impurezas. Retirar As sementes e reservar. Lavar bem as cascas. Num tacho de cobre, colocar as goiabas e os 13 litros de água. Bater as sementes das goiabas num liquidificador, peneirar e colocar também no tacho. Aí o serviço é só braço. Ir mexendo sempre até ficar no ponto. Esse ponto algumas doceiras afirmam que é quando o doce não esta pingando mais. Outras pegam um pouco de doce na ponta de uma faca e batem na mão. Não pode estar grudando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário