segunda-feira, 23 de julho de 2012

CUMÊ DIVAGARINHO EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA






O Instituto Chão Caipira foi criado há dois anos em Paraibuna pela família Faria, tendo como diretor cultural o pesquisador e culinarista João Rural. A entidade que é uma OSCIP, sem fins lucrativos, visa a pesquisa e difusão da cultura caipira em todo o Vale do Paraíba, 
 
O Instituto já conta com um portal na internet, a TV Chão Caipira, onde estão sendo postados materiais culturais do arquivo pessoal de João Rural. O culinarista pesquisa o Vale do Paraíba há mais de trinta anos e tem cinco livros lançados sobre a região e 5 sobre Paraibuna, onde vive.
O portal vai, a partir do próximo ano preparar novos materiais da região, cobrindo as festas e pesquisando a cultura regional.
  
CUMÊ DIVAGARINHO -
Este ano a entidade lançou o Movimento Cumê Divagarinho, com o objetivo de levantar os princípios da verdadeira cozinha caipira e seus pratos centenários. O movimento vai abrir espaço também para os cozinheiros, pesquisadores, amantes da boa comida e estudantes de gastronomia para pequenos cursos ou rodas de conversas sobre o assunto.
Para isto já está realizando palestras e cursos em várias cidades. Em primeiro de junho o movimento foi apresentado em São Paulo, durante a realização do Paladar - Cozinha do Brasil, onde João Rural levou o café com rapadura, o bolinho caipira e a farofa de içá.

PAIOL - 
 Entre as várias ações do Cumê Divagarinho será a busca e resgate de pratos antigos autênticos, ainda existente na região, pratos que estão sumindo e receitas esquecidas . Assim foi criado o Paiol da Sustância, como símbolo de se guardar as coisas para o futuro.
Em São Luiz do Paraitinga os primeiros pratos a serem outorgados com o título são o pastel de angú e o doce Pra Já da D. Cinira.

PASTEL -
 Uma tradição de várias cidades do Vale, mas que em São Luiz ganhou o nome de pastel de angú, sendo feito de farinha de milho e recheado de carne moída; Ainda pode ser encontrado no mercadão e em bares da cidade.

PRA JÁ -
 pra já é um doce relatado pela saudosa D. Cinira, em 1986, para o culinarista João Rural, que gravou a receita na época. O doce é simples e rápido, por isso o nome. É feito de rapadura derretida e ovos.
Informações


João Rural Tel. (12) 9763-2815

joaorural@bol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário